Share |

Auditoria

Uma auditoria, em geral, é uma avaliação. A avaliação tanto pode incidir numa organização, num processo, num sistema, como até no desempenho de uma pessoa. Trata-se em geral de estabelecer a validade da informação disponível e verificar a conformidade das práticas (ou do funcionamento do sistema) com as especificações de funcionamento, ou as normas e leis.
Uma auditoria à divida pública tem como objetivo conhecer a dívida: os seus montantes presentes e evolução previsível, as causas do endividamento, o respeito ou desrespeito do enquadramento jurídico vigente, a sua (in)sustentabilidade e mesmo a sua (i)legitimidade.
Uma auditoria cidadã, contrariamente a uma mera auditoria técnica, quer-se transparente e participada. Tem como objetivo envolver os cidadãos na formulação de perguntas e na procura de respostas e soluções. As auditorias cidadãs em curso em todo o mundo configuram já um grande movimento social dirigido contra os privilégios dos credores e o empobrecimento infligido aos povos em nome do serviço da dívida “a todo o custo”.