Share |

Crises da Dívida e Políticas de Austeridade na América Latina: Lições para a Europa

As políticas de austeridade que estão a ser impostas na Europa não são novidade - foram tentadas em outras partes do mundo, e sempre com os mesmos resultados desastrosos.

Patricia Miranda, da Latinidadd, e Nuria Molina, da Eurodad,  descrevem o que se passou na década perdida da América Latina, chamando a atenção para os custos humanos, económicos e sociais dos erros cometidos pelas elites económicas, seja onde for.

A história recente diz-nos que há alternativas e soluções para a crise da dívida:"Espera-se que desta vez não sejam necessárias décadas de sofrimento como o vivido pelos cidadãos latino-americanos para que os cidadãos e os governos europeus se levantem contra políticas sociais e económicas tão irresponsáveis. Deveria realizar-se agora, na Europa periférica, um debate político que permitisse aos cidadãos perceberem quais as políticas atuais que trarão frutos e quais as alternativas disponíveis que são económica e socialmente sensíveis, e que, acima de tudo, trazem bem-estar aos cidadãos."

Lê aqui a tradução completa do texto na secção de Documentação.