Share |

Debate em Lisboa – 19 de Novembro

«Nós e a dívida: compreender para enfrentar»

No dia 19 de novembro, nas instalações do SPGL em Lisboa, decorreu mais uma sessão de informação e debate sobre a dívida, promovida conjuntamente pelo SPGL e pela IAC. A sessão foi apresentada por António Avelãs e moderada por Luísa Teotónio Pereira, com as intervenções de Sara Rocha e Rosário Caetano, ambas da IAC, a que se seguiu um debate com os presentes.

As duas apresentações, que procuraram contribuir para o esclarecimento do tema da dívida, partiram de perspetivas de abordagem distintas, mas que se complementam. A primeira apresentação, de natureza mais técnica, abordou a questão da dívida a partir de uma dimensão económica, enquanto a segunda apresentação procurou fazer uma abordagem a partir de questões de ordem política e social.

A sessão teve como tema «Nós e a dívida: compreender para enfrentar» e foi orientada para alcançar um duplo objetivo: fornecer elementos para uma compreensão acerca do problema da dívida e debater e procurar, em conjunto com os presentes,  possíveis formas de enfrentar  este problema que a sociedade e o mundo atravessam e que possam estar ao alcance dos cidadãos.

No debate foram colocadas questões/dúvidas relacionadas com a dívida e apresentadas outras questões que revelam claramente o estado de  indignação dos cidadãos perante a atual dimensão do endividamento e o peso que o serviço da divida representa para o país, assim como o fracasso do programa de «assistência financeira» na recuperação económica.

Depreendemos que há um longo caminho a percorrer  na «compreensão» do problema da dívida, mas julgamos  também que a presença dos participantes nestas sessões revela o esforço pessoal de cada um/a na procura de descobrir mecanismos para enfrentar este problema gigantesco.