
Decorreu neste fim-de-semana, na Universidade Aristóteles, em Salónica, o encontro da Rede Internacional para uma Auditoria Cidadã à Dívida (ICAN). Activistas, movimentos e redes de vários países da Europa e do Norte de África discutiram o problema da dívida, com vista a coordenar estratégias de resistência e propor alternativas. A IAC participou activamente nos trabalhos.
Ao longo do fim-de-semana, os delegados de diferentes países partilharam experiências sobre os efeitos da crise e dos resgates bancários, e ainda sobre o progresso das iniciativas de auditoria cidadã à dívida. O encontro incluiu ainda testemunhos acerca do impacto da crise, a prioridade dada ao pagamento da dívida e às políticas da Troika, os ataques contra a liberdade de imprensa ou o ressurgimento do fascismo na Grécia. O objectivo é divulgar as experiências vividas em cada país.
A partir de dia 19, os trabalhados decorrerão em Atenas, estando previstos encontros com movimentos sociais, iniciativas cidadãs e activistas.
O encontro pode ser seguido no Twitter através da hashtag #ICANGreece ou no blogue www.citizem-audit.net