Share |

Informação de Agenda: Apresentação da Iniciativa por uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública

Informação de Agenda

Apresentação da Iniciativa por uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública

Os compromissos assumidos internacionalmente por Portugal com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a União Europeia, obrigam a fortíssimos constrangimentos financeiros. Neste sentido, importa conhecer o que está na origem dos compromissos assumidos, nomeadamente toda a extensão da dívida pública portuguesa.

A actividade da Iniciativa Cidadã para a Auditoria à Divida Pública consiste em exigir às entidades públicas a informação que é direito dos cidadãos em democracia. Ao mesmo tempo, a Iniciativa Cidadã para a Auditoria à Divida Pública pretende realizar um trabalho rigoroso de pesquisa - compilando e interpretando dados já públicos e outros que se tornem públicos a partir de agora - com vista ao esclarecimento urgente da sociedade portuguesa sobre as características de uma dívida que se tornou central na nossa vida colectiva.

A dívida pública portuguesa terá sempre de ser reestruturada, e deve sê-lo por iniciativa do Estado português, prolongando as suas maturidades e reduzindo juros e montantes. Quanto mais tarde isto for reconhecido, piores serão as condições de negociação. Hoje já será mais difícil renegociar com o FMI e a UE do que ontem o teria sido com os múltiplos credores privados, e a auditoria pode levar à conclusão de que há parcelas da dívida ilegítimas, que devem ser repudiadas.

A apresentação pública da Iniciativa por uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública terá lugar no próximo dia 15 de Novembro, terça-feira, às 16h, na Associação 25 de Abril (Rua da Misericórdia, nº 95).

Na conferência de imprensa estarão presentes: José Maria Castro Caldas (Economista); Manuel Carvalho da Silva (Sindicalista); Ana Benavente (professora universitária e ex-Secretária de Estado da Educação); António Carlos Santos (Economista e ex-Secretário de Estado das Finanças); Raquel Freire (Cineasta e activista do Movimento 12 de Março); Comandante Ramiro Rodrigues (Associação 25 de Abril); José Guilherme Gusmão (Economista e ex-Deputado).

 

Mais informações:

André Pires

927 990 200